Sendo um dos personagens mais queridos da sequência, Joel Miller ainda tem muitos segredos guardados que não foram mostrados no jogo.
Contaremos agora o lado obscuro do personagem, que acontece de 2013 até 2033, desde o início do surto e a morte de sua filha Sarah, até os eventos do jogo, onde aparecem Tess, Ellie e outros personagens.
No primeiro The Last of Us ocorrem alguns diálogos específicos que nos ajudam a entender melhor os 20 anos não contados de Joel, principalmente a sua convivência com seu irmão Tommy.
Joel e seus dois lados
Quando Joel e Ellie estão chegando em Pittsburgh, são vítimas de uma armadilha de caçadores, onde o personagem (Joel), já conhecia tal armadilha.
Após toda a cena de ação, Ellie pergunta como Joel sabia sobre a emboscada e o personagem explica que já esteve dos dois lados da história. Então Ellie faz a seguinte pergunta: “Então você matou gente inocente?”
O silêncio de Joel é autoexplicativo. Apesar de confirmar isso, é possível notar que o personagem não se orgulha desse passado e é bastante provável que seguiu esse caminho por não contar com muitas opções.
Irmãos diferentes, mas iguais
Agora voltando mais para a relação entre Joel e seu irmão Tommy em The Last of Us, sabemos que sua relação, após anos sem se verem não foi uma das melhores, mas o que ocorreu antes disso? Segundo Joel, as últimas palavras de seu irmão foram: “Não quero ver sua cara nunca mais”. Então o que será que Joel fez de tão ruim para que seu próprio irmão falasse isso?
Ao chegar na usina hidrelétrica onde Tommy está, Joel afirma que ficar com Ellie seria um pagamento de Tommy a ele, após os anos em que “cuidou” do irmão e assim Tommy afirma que preferia ter morrido do que ver o que viu durante aqueles anos, afirmando que os dois irmãos veem o mundo de forma diferente.
Tommy é uma pessoa bondosa e Joel também, a diferença é que Joel Miller perdeu a fé na humanidade durante os anos iniciais que a infecção se espalhou.
Veja alguns detalhes sobre Joel Miller que você pode ter deixado passar
Confira agora alguns detalhes interessantes sobre a vida de Joel que você pode ter deixado passar batido.
Joel ama café e isso é até mesmo reforçado no segundo The Last of Us, quando Ellie afirma que Joel trocava qualquer coisa por café.
Um trocadilho interessante é um personagem de um jogo, não gostar de videogames. Entretanto, apesar de não gostar de videogames, em sua casa antiga, no primeiro momento do jogo, havia um PS3, que mostra que é possível que Joel gostasse de se divertir com sua filha em alguns momentos.
É possível notar em The Last of Us que Joel é um amante da natureza, pois na sua casa há diversos quadros com paisagens. No segundo jogo, quando visitamos sua nova casa, também é possível ver diversos quadros paisagísticos, mas embora fosse apaixonado pela natureza, Joel não é vegano ou vegetariano, pois é possível ver em sua casa uma churrasqueira.
Além disso, Joel também é apaixonado por música, tanto que seu sonho era ser cantor, contando com vários discos de vinil em sua casa em The Last of Us e vários violões construídos em TLOU 2.