O tema do The Last of Us está em contexto muito comentado, devido ao cenário atual do mundo, que retrata um apocalipse viral, porém, a narrativa explora o cenário e os personagens com uma temática envolvente, repleta de ação e aventura.
Além disso, narrativas que retratam o final dos tempos causa um impacto muito maior nas pessoas, seja no universo do cinema ou dos games, como é o caso.
A história é vivida por Joel e Ellie, mostrando um mundo que foi devastado, onde não existe mais senso de comunidade, a sobrevivência é a única coisa que conta para os dois personagens.
A doença no jogo vs. na vida real
O caos está instaurado no jogo, a raça humana em extinção, e o mundo tomado por zumbis, o cenário perfeito para a devastação total. Mas existe um ponto que chama muita atenção no jogo.
A luta pela sobrevivência humana está interligada com uma relação real entre o fungo Ophiocordyceps unilateralis e a formiga-carpinteira. No mundo real, quando o fungo atinge uma formiga, ela tem uma mudança brusca de comportamento, deixando-a muito mais agressiva, convulsões e perda de consciência.
Já no jogo, esse comportamento é causado pelo mesmo fungo, porém as vítimas são os seres humanos, não apenas humanos, já que no jogo é possível observar alguns animais com o mesmo comportamento. Após a contaminação pelo fungo, existe uma mudança de comportamento, agressividade, convulsões e perda de consciência, ou seja, zumbis!
E sem uma cura, o mundo seria infectado, sem restar seres vivos em sã consciência. O exército iniciou um plano de evacuação das cidades, e estabelecer zonas de quarentena, para que os “saudáveis” possam seguir com uma vida normal.
Contudo, alguns anos se passaram desde início da pandemia, e a sociedade como conhecemos, foi extinta! E as cidades, se tornaram selvas de pedra, e o que passou a reinar foi a lei da sobrevivência, ou seja, o mais forte sempre vence.
O que pensar sobre o The Last of Us?
O The Last of Us trata questões como a economia de recursos, furtos, inteligência emocional e habilidade na montagem de equipamentos, mas apenas quando for necessário, já que você terá que usar ao longo do jogo, para garantir a sua sobrevivência.
Por essa sequência de fatos, que em 2014, o The Last of Us levou o prêmio de jogo do ano no BAFTA Games Awards e no 14° Game Developers Choice Award, realizado na Game Developers Conference (GDC). Além disso, a Naughty Dog ainda ganhou a melhor narrativa e game design no GDC.
A jornada de Joel e Ellie é carregada de dramas e dilemas, porém, com várias recompensas, promovendo sensações que só as boas histórias são capazes de criar.
O seu único arrependimento com The Last of Us é porque você demorou tanto para jogá-lo!